Thatiana Reche

Depoimento
  • Thatiana Reche Ninguém Ama Mais

    Há alguns anos atrás, me foi concedida a oportunidade de sonhar junto, um sonho que já era sonhado por outros. Obviamente que ao chegar a um espaço, até então desconhecido, gerou em mim uma expectativa e ansiedade grandiosas, mas o acolhimento caloroso da Equipe que faz o NAM, sem exceções, é um diferencial marcante na instituição.

    É assim que acontece com as famílias que chegam a este serviço, todos os medos e dúvidas são diluídos no contato cuidadoso e afetuoso o qual são recebidos desde a porta de entrada do NAM. Sem dúvida a experiência vivida no NAM, foi um divisor de águas para o meu desenvolvimento profissional e principalmente pessoal.

  • Foi no NAM que pude experimentar as emoções mais profundas em se tratando de conhecimento e amadurecimento profissional, foi no NAM que tive o privilégio de conhecer histórias de famílias guerreiras que lutam por seus direitos e pela superação de seus filhos. Histórias de famílias que não se conformam com um NÃO, histórias inspiradoras e dignas de serem contadas e usadas como referencial de força e perseverança. Dessa forma, não hesito em dizer, que eu jamais serei a mesma após as experiências vividas aqui. É impossível descrever a relevância deste serviço para o município de Macau, pois não se trata da simples oferta de atendimentos clínicos, e sim de uma proposta inovadora, ampla e visionária, que conta com profissionais comprometidos com a qualidade de sua prática profissional, comprometidos com a educação e principalmente comprometidos com a VIDA. Profissionais que acreditam nas possibilidades, que vibram a cada conquista, que veem nas limitações oportunidades de superação. Estes são os que fazem o NAM, que influenciam com esperança todos os que chegam. Esse sentimento de pertencimento e responsabilidade pela instituição e pelo trabalho aqui realizado, é algo constituído naturalmente, que se renova a cada reunião, a cada ação proposta e a cada contato, contagiando e inspirando famílias inteiras. NAM – Núcleo de Atendimento Multidisciplinar, mas poderia, sem dúvida ser intitulado NAM – Ninguém Ama Mais, porque realmente é esse o sentimento que rege a prática profissional de quem tem a oportunidade de fazer parte desta instituição. Costumam dizer que ninguém é insubstituível, mas acredito que haja um grande equívoco nesta frase. Funções podem ser substituídas, mas as relações que se constroem no convívio com o ser humano são insubstituíveis, o sentimento construído, as histórias e experiências vivenciadas são únicas, é por isso que somos indivíduos, justamente por se tratar de individualidades, somos únicos, com características que nos diferencia dos demais, somos originais. Então, é com a certeza de que vocês, sem exceção, são insubstituíveis na minha vida, o NAM é insubstituível na minha vida. Mas assim como tudo tem um começo, nos deparamos também com o fim. Fim de uma jornada, fim de um ciclo, fim de um período, mas nunca fim de um sonho, não deste sonho, que já é uma realidade. Ao pensarmos em fim, muitas vezes nos entristecemos, mas prefiro, pensar que o fim é sinônimo de recomeço, de crescimento, de mais conhecimentos e oportunidades. Então é assim que me despeço do NAM, deixando um legado de otimismo, de vontade, de compromisso, de amor e de fé, pois é assim que procurei contribuir ao longo destes anos. Dizer muito obrigada é pouco para expressar minha imensa gratidão. Obrigada pela confiança, pela oportunidade, pelo respeito e por fazerem parte da minha história, pois ao longo desses anos foram construídos laços reais e sólidos de amizade e carinho. Não poderia deixar de agradecer ao Senhor meu Deus, Pai de amor, Pai de misericórdia, Pai soberano, que em sua infinita bondade, concedeu-me essa rica oportunidade e eu sei que nada seria possível, se não fosse o amor de Deus por mim, através da presença de vocês em minha vida.

    Tathiana Reche Santa Rosa

    Próximo Depoimento
    • Psicopedagogia Ins.

      Pesquisa e atua as condições para que se produza a aprendizagem do conteúdo escolar, identificando os obstáculos e os elementos facilitadores, em uma abordagem preventiva. Uns e outros (elementos facilitadores e obstáculos) são condicionados por diferentes fatores.

    • Psicologia

      A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão), bem como os processos psíquicos que originam os comportamentos humanos. As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade.

    • Psicopedagogia C.

      É o campo de investigação e intervenção que procura compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, orgânicos que interferem na aprendizagem a fim de possibilitar situações que resgatem o prazer de aprender em sua totalidade.

    • Terapia Ocup.

      caracterizada como profissão da área da saúde que promove o desenvolvimento, o tratamento e a reabilitação de indivíduos ou grupos que necessitam de cuidados físicos, sensoriais, psicológicos ou sociais, através de instrumentos que envolvam a atividade humana.

    • Fonoaudiologia

      Ciência que possui como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, sucção, deglutição e respiração), e a comunicação humana no âmbito do seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças.

    • Assistência S.

      O trabalho do serviço social, objetiva garantir o direito a educação, identificando as situações evidenciada pelos profissionais estudantes e familiares que influenciem na vida escolar, como fracasso escolar, comportamentos agressivos e violentos.